O ambiente das startups ainda é bastante desigual e as oportunidades para empreender não são as mesmas para homens e mulheres. A consequência disso é que a representatividade das mulheres neste universo ainda é muito pequena: apenas 9,8% das startups têm a presença de mulheres na sua fundação e 4,7% das startups são fundadas exclusivamente por mulheres.

No entanto, essa discrepância não está ligada ao desempenho dos negócios: uma análise do Boston Consulting Group de 2018 mostrou que startups fundadas e co-fundadas por mulheres que têm sucesso em acessar financiamento acabam entregando mais do que o dobro da receita por dólar investido.

Em maio de 2021, a iniciativa Fornecendo Oportunidades para o Ascensão Econômica das Mulheres (POWER, na sigla original em inglês) do Departamento de Estado dos EUA concedeu financiamento à Embaixada e aos Consulados dos EUA no Brasil para ajudar a reduzir essa disparidade de gênero e incentivar a inclusão de mais mulheres empresárias no mercado. Em parceria com a consultoria de inovação Distrito e a aceleradora B2Mamy, anunciamos recentemente o apoio ao programa Female Scale.

A Conselheira Econômica e Política do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo Holly Kirking Loomis participou do lançamento da fase “Tração” com as dez startups e ressaltou o compromisso de apoiar a inclusão de mulheres no mercado de trabalho: “Nos últimos cinco anos, os nossos programas impactaram centenas de empreendedoras e líderes mulheres, que estão trabalhando em suas comunidades para promover a igualdade de gênero e o avanço econômico. O Female Scale é mais um passo fundamental para superar a desigualdade.”

O Female Scale fornecerá suporte estratégico para dez startups de tecnologia em estágio inicial fundadas por mulheres no Brasil, que passarão por um programa de aceleração de três meses que inclui treinamentos, educação de conteúdo de negócios, estratégia de captação de recursos e tecnologia, mentoria com especialistas, conexões com empresas e acesso a centros de inovação. Ao final do programa, elas participarão de uma sessão de encerramento em que competirão por um capital semente para impulsionar seus negócios. As três startups mais bem avaliadas serão premiadas: a primeira colocada receberá um aporte de 25 mil reais, a segunda colocada receberá 15 mil reais e a terceira colocada receberá 10 mil reais.

“Esperamos que elas sirvam de exemplo e inspirem a participação de outras empreendedoras no ecossistema de inovação e tecnologia. Em um campo que prospera com diversidade e inclusão, a aceleração dessas mulheres líderes tem implicações significativas para o setor de startups e para a economia brasileira.”, disse o cônsul-geral dos EUA em São Paulo, Adam Shub.

As dez startups selecionadas são: 

4 hábitos para mudar o mundo

AkinTec
Dados Legais
Flink
Idez Digital
Magnet Customer
Medei RH Tech
Resgreen – Plasticor
PLiQ
Verifact

Saiba mais em: materiais.distrito.me/female-scale

Fonte da notícia: Programa ajudará startups brasileiras fundadas por mulheres | Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil