Duas Américas e Democracia Plena

Duas Américas é a Revista do Instituto Brasil-Estados Unidos de Direito Comparado, associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Brasília. O Instituto é um centro de estudo sobre o sistema político, econômico e principalmente jurídico de ambos os países, com o objetivo de compartilhar ideias, experiências, práticas, bem como contribuir para o fortalecimento da Democracia, o diálogo e o intercâmbio de conhecimento entre as duas nações, que juntas somam mais da metade da população das Américas e se apresentam, ainda, como as duas maiores economias.

Duas Américas, a Anglo-Saxônica e a Portuguesa. Duas Línguas, duas culturas, duas histórias, diferentes realidades e muitos desdobramentos.

A Revista Duas Américas é sobre Direito, História, Cultura, Artes, informação e entretenimento.

Em um certo sentido a “Duas Américas” se parece com a “Revista Justiça Fiscal”, idealizada por mim e lançada em março de 2009, justamente com esse perfil e propósito, que se manteve por algumas edições, até que decidiram alterar o projeto editorial para transformá-la em veículo de reivindicações sindicais, papel que em 2009 era reservado ao jornal.

Temos a certeza de que o leitor encontrará algo de útil e informativo em pelo menos algumas das vinte e seis páginas desta primeira edição.

Quando lançamos o primeiro número da “Revista Justiça Fiscal”, em 2009, o Brasil vivia numa Democracia plena e convivência harmônica entre os Poderes. Ao lançarmos a “Revista Duas Américas” o Brasil caminha para (re) abraçar essa realidade a partir de janeiro de 2023.

Boa Leitura!

Clique para ler a revista gratuitamente

https://www.flipbookpdf.net/web/site/ae10e7fdfb701706268a7d5391ab3f6956a9456a202211.pdf.html

————————–

Brasília, 16 de novembro de 2022.

João Carlos Souto

Presidente do Instituto Brasil-Estados Unidos de Direito Comparado

Diretor de Redação da Revista Duas Américas

Professor de Direito Constitucional (UDF-Brasília)